Choque Elétrico

Será que dá choque?

Uma pilha das comuns apresenta tensão de 1,5 volts, ninguém tem medo dela, uma tomada na parede, já tem 110 (127) ou 220 volts e impõe muito mais respeito que a pilha, qualquer um coloca os dedos nos dois terminais de uma pilha ao mesmo tempo, mas ninguém em sã consciência faz o mesmo com uma tomada.  O que significa dizer que uma pilha tem 1,5 volts? Esta é a medida de uma grandeza chamada de tensão ou diferença de potencial ou ainda no popular, voltagem.

Ela define a quantidade de energia que uma carga elétrica contém, um volt significa um joule por coulomb, o joule é uma medida de energia que equivale aproximadamente à energia consumida para aquecer um quarto de grama de água de 1°C e o coulomb é a medida de quantidade de carga elétrica, um coulomb é a carga somada de 6,25. 1018 elétrons, (6.250.000.000.000.000.000). Quando se toma um choque sob tensão de 1,5 volts, como em uma pilha, significa dizer que cada unidade de carga que percorre o seu corpo contém 1,5 J de energia.

(Clique na imagem para interagir com uma simulação)

No caso de uma tomada de 220 V, seriam 220 J de energia para cada unidade de carga, daí ser o choque de uma tomada muito mais “emocionante”. Nossa pele tem limitada capacidade de isolamento, pequenas tensões, como uma pilha, não são suficientes para provocar choques, mas nossas mucosas, o interior da boca, por exemplo, não tem nenhuma capacidade de isolamento e, portanto pode sofrer choques elétricos mesmo com baixa tensão.

Quer experimentar? Arranje uma bateria de 9 V, coloque os dedos em contato com seus terminais. Nada acontece não é? Agora encoste a língua nos dois terminais ao mesmo tempo. Desta vez foi diferente não foi? Já observou que os pequenos cortes que eventualmente possamos ter nas mãos sofrem choques elétricos onde o resto de seu corpo não sente nada, como às vezes acontece no banho?

È a perda da proteção da pele que te deixa assim tão vulnerável.  Dentro de seu dente existe um tecido chamado de polpa dental que é extremamente sensível a choques elétricos. Lembra-se daquele dia em que você foi morder o chocolate com muita gana e mastigou o papel laminado? Lembra que você arrepiou até a palma da mão? (Exagero, onde não nasce pelo, não arrepia). Aquela sensação horrorosa é provocada por um choque elétrico. O metal do papel laminado em uma solução iônica (sua saliva), encontrando outro metal, (alguma restauração em seus dentes) produz uma pequena corrente elétrica chamada de corrente galvânica, ela é a responsável pela desagradável experiência.

Agora que você já sabe o que é tensão ou voltagem, certamente deve estar curioso para saber por que em alguns lugares a tensão é de 127 V e em outros de 220 V. Isto acontece por que… Bem, esta será outra estória.

Lembrando:

Carga elétrica é uma das propriedades fundamentais da matéria, associada às partículas elementares.

Unidade: Coulomb (C)

Corrente Elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de cargas elétricas, ou seja, a quantidade de cargas elétricas em um determinado tempo.

Unidade: Ampère (A)

Tensão: d.d.p – diferença de potencial, quantidade de energia em uma carga elétrica.

Unidade: Volts (V)

Potencia Elétrica é a quantidade de energia gasta em um determinado tempo.

Unidade: Watt (W)

3 Respostas para “Choque Elétrico

  1. Nas alavencas, percebi que o preto é o dobro do vermelho. Coloquei apenas 1 vermelho e 2 pretos e eles ficaram os mesmos lados iguais. Na Gravidade ll percebi que cada plameta tem sua gravidade, a de Jupter é maior a gravidade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s