De OLHO na História

cartoon1_fogo.gif

O FOGO!

Durante milhares de anos o fogo foi assunto de mistério, medo, superstição e adoração. Os homens primitivos associavam fogo à catástrofe. Muitas vezes eles se apavoravam ao ver raios incendiando florestas e vulcões em erupção, transformando as paisagens num inferno de lava incandescente.Ainda hoje, quando sentamos perto de uma fogueira, nossa imaginação cria estranhas visões nas chamas ardentes.

Em certa época da evolução, o homem aprendeu a dominar o fogo. Nas cavernas foram encontrados vestígios do uso do fogo pelo homem de Neanderthal há 50.000 anos e pelo homem de Pequim há 250.000 anos atrás. Esses e outros homens primitivos descobriram como usar o fogo para aquecimento, para cozinhar o alimento, para proteger-se contra animais selvagens e como tocha flamejante na escuridão da noite.

ACENDENDO O FOGO

Esfregando gravetos e atritando pedras. Com o passar do tempo o homem procura meios mais simples de obter fogo. Até épocas relativamente recentes, a produção do fogo era tão difícil que o homem seria capaz de percorrer quilômetros para aproveitar a chama de um fogo já aceso, em vez de tentar obtê-lo onde estivesse. Para produzir fogo, o homem primitivo esfregava dois gravetos com a mão, servindo-se de um arco ou atritando uma pedra de tal forma que se produzia uma faísca. No processo do arco e da broca girava-se rapidamente um graveto num orifício existente em um pedaço de madeira macia. A fricção produzia uma poeira fina e inflamável e o calor capaz de incendiar o pó. A pequenina chama produzida dessa forma era usada para acender pequenas mechas – pedaços de cortiça, capim seco ou o revestimento de algumas sementes. A tocha em fogo era, então, utilizada para acender galhos e troncos anteriormente preparados. O método do arco e da broca não é fácil, como bem sabem os escoteiros.

3 Respostas para “De OLHO na História

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s