Eu tenho a forçaaaaaaaa!

Masters of the Universe

Quando o Príncipe Adam empunhava a sua espada e gritava “Pelos poderes de Grayskull… Eu tenho a força!” ele se transformava no bravo, destemido e valente He-Man, um dos personagens mais famosos e emblemáticos dos anos 80. Era exibido primeiramente no programa infantil Balão Mágico e depois no Xou da Xuxa, ambos na Globo. No Xou da Xuxa, He-Man chegou ao topo na audiência brasileira e virou uma febre no País. As crianças queriam ter todos os produtos que eram lançados com a marca, desde álbum de figurinhas a brinquedos, material escolar, roupas… Até mesmo a apresentadora Xuxa e o grupo infantil Trem da Alegria se renderam ao carisma de He-Man e gravaram canções em homenagem ao personagem.

Quando o Xou da Xuxa foi extinto, o desenho passou a ser exibido na TV Colosso, infantil que veio substituir o apresentado por Xuxa. Depois de muitos anos sem ser exibido no Brasil, em 2006 a emissora à cabo Boomerang passou a apresentar o desenho, sendo este posteriormente inserido na programação de outras duas emissoras: Rede Record e Rede Família.

Até hoje, muitos adultos (que eram crianças naquela época) sentem saudades das aventuras vividas por He-Man para proteger o Castelo de Grayskull e o planeta Etérnia de vilões como Esqueleto e Maligna. O personagem marcou tanto a geração dos anos 80 que no Carnaval, ainda hoje por exemplo, é possível ver foliões fantasiados de He-Man.

Ao contrário do que muitos possam pensar, o personagem He-Man tem sua origem nos brinquedos. Isto porque no início dos anos 80, a Mattel decidiu lançar uma linha de brinquedos chamada Mestres do Universo após ter descartado a ideia de criar uma linha de bonecos inspirada no personagem Conan – O Bárbaro, que estava sendo adaptado para o cinema. A Mattel considerou que o filme era muito violento para o público infantil, por isso desistiu de produzir os bonecos baseados no personagem. Com a desistência surgiu a ideia de fazer um novo herói com a mesma estrutura física que Conan. Foi assim que nasceu o He-Man. E para que a venda dos bonecos fosse alavancada, foi encomendada à Filmation Studios uma série de desenho animado baseada na linha de brinquedos.

O desenho animado He-Man que conquistou milhões de fãs em todo o mundo foi então lançado em 1983 com o título He-Man and the Masters of Universe (He-Man e os Defensores do Universo). As crianças não desgrudavam os olhos da televisão para acompanhar as aventuras do Príncipe Adam, que se transformava no herói He-Man. Ao todo foram produzidos 130 episódios, entre os anos de 1983 e 1985. A série animada utilizava a técnica chamada rotoscópio, quando os movimentos dos personagens eram desenhados sobre filmagens de atores.

He-Man se escondia por trás da identidade do Príncipe Adam, filho do Rei Randor e da Rainha Marlena. Adam é um jovem forte e bonito que vive em Etérnia e tem um tigre medroso chamado Pacato como seu melhor amigo. Ele vive no planeta Etérnia, que é comandado pelo rei Randor e tem como missão defender o planeta e o Castelo de Grayskull das forças malignas comandadas pelo vilão Esqueleto.

Mentor, chefe da guarda do castelo de Etérnia, foi quem levou Adam ao Castelo e lhe entregou a Espada Mágica com a qual ele se transforma em He-Man – o homem mais poderoso do Universo, após dizer as seguintes palavras: “Pelos poderes de Grayskull… Eu tenho a força!“. Pacato também é atingido pelos poderes da espada e se transforma no Gato Guerreiro, um animal forte, feroz e destemido que ajuda He-Man e que serve de montaria para o personagem.

Uma das curiosidades da transformação de Adam em He-Man é que seu cabelo mudava de cor (de amarelo para laranja), assim como a tonalidade de sua pele (Adam era branco e He-Man um homem bronzeado). Ele também usava menos roupa (uma tanga, botas e um colete que traz na frente uma cruz semelhante à cruz de Malta, onde carrega a sua espada). Pacato também mudava suas características físicas. O tigre acovardado de pelagem verde com listras laranjas crescia de tamanho e ganhava uma armadura, além de se tornar muito valente.

Somente três pessoas conhecem a identidade secreta de He-Man: Mentor, a Feiticeira Zoar (que pode se transformar em uma águia) e o mágico atrapalhado Gorpo, uma pequena e flutuante criatura nascida em Trolla. Os três ajudam He-Man a defender o Castelo de Grayskull das forças malignas de Esqueleto. Aliás, foi a Feiticeira, a guardiã do Castelo, quem concedeu os poderes ao príncipe.

Como Adam não podia revelar seu segredo, ele se fazia de preguiçoso e covarde, “fugindo” das batalhas e deixando seu pai, o rei, nada orgulhoso. O comportamento de Adam também irritava Teela, capitã da guarda real. Nem sempre Teela era autorizada a seguir com He-Man e Mentor, mas ela era teimosa, desobedecia as ordens de Mentor e sempre dava um jeito de ajudá-los a enfrentar os inimigos.

Sempre que o Castelo de Grayskull era ameaçado por Esqueleto (uma estranha combinação de cara de caveira com um corpo físico), Adam se transformava em He-Man. Esqueleto é obcecado pelo poder e por tentar de todas as formas dominar o Castelo de Grayskull, tendo assim o controle de todo o universo. Curiosamente, por duas vezes He-Man e Esqueleto tiveram de esquecer suas divergências e se unir para enfrentar uma ameaça comum: o inimigo Semente do Mal e o demônio extradimensional Sh`gora, dois vilões que ameaçavam destruir todos em Etérnia.

Os desenhos do He-Man originalmente tiveram duas temporadas, de 1983 a 1985 e com 65 episódios cada uma. Em 1985 a Filmation, produtora do desenho, lançou uma nova personagem utilizando os mesmos conceitos de He-Man. Seu nome era She-Ra e teve um desenho próprio. O próprio He-Man fez várias aparições nas duas temporadas que o desenho da princesa guerreira durou. She-Ra teve ao todo 93 episódios. Na verdade, descobre-se que She-Ra era irmã de He-Man e protetora do planeta Etéria.

Príncipe Adam – É o príncipe-herdeiro do trono de Etérnia. Quando era jovem, a Feiticeira Zoar o escolheu para receber os poderes especiais de uma espada que o convertiam no herói de nome He-Man. Sua função é proteger o planeta e os mistérios do Castelo de Grayskull juntamente com a Feiticeira. Como não pode revelar quem realmente é, Adam é obrigado a se passar por indolente, covarde e preguiçoso. Com a versão feminina da série, Adam ganhou uma irmã gêmea, a Princesa Adora, que vive em um planeta imão de Etérnia, o planeta Etéria. Eles teriam sido separados ainda bebês.

Pacato / Gato Guerreiro – É um felino medroso, tímido e sensível que guarda o grande segredo de seu dono, o Príncipe Adam. Depois de se transformar em He-Man, ele direciona a sua espada para Pacato e o transforma no Gato Guerreiro, um felino valente, corajoso e feroz, que ajuda He-Man a enfrentar as forças do mal. He-Man utiliza o Gato Guerreiro como meio de transporte.

Teela – É a capitã da guarda real de Eternia e guarda-costas do Príncipe Adam. Acredita que Mentor seja seu pai, mas não sabe quem seja sua mãe. Em um dos episódios da série, descobre-se que Teela é filha da Feiticeira e sua possível sucessora.

Mentor – Forte guerreiro, cientista e chefe da guarda do Castelo de Grayskull. Também é mestre de armas e pai adotivo de Teela. Responsável pela criação das armas tecnológicas que He-Man usava, como “Tank”, uma espécie de tanque de guerra autômato e “Dragão Tank”, um tanque com aparência de um dragão que possuía uma plataforma móvel giratória que servia para movimentação. Na maioria das vezes, Mentor acompanhava He-Man em suas aventuras.

Feiticeira – É a guardiã do Castelo de Grayskull. Vira uma águia e possui vários poderes mágicos. É mãe de Teela, que foi entregue a Mentor quando pequena.

Gorpo – É um mágico residente no Palácio Real que acompanha o príncipe Adam e He-Man em alguns eposódios da série. Junto com a Feiticeira e o Mentor, Gorpo era um dos únicos que sabia que o príncipe Adam se transformava em He-Man. Gorpo vem de Trolla e em sua terra natal é considerado um grande mágico, porém seus poderes não dão certo em Etérnia. Gorpo é sobrinho de Montrok, que lhe ensinou tudo o que ele sabe sobre mágica. Nunca se vê o rosto de Gorpo, pois ele o esconde atrás de um enorme chapéu e de um véu que cobre a sua face, deixando somente os seus enormes olhos visíveis. Somente quando homens e mulheres de Trolla se apaixonam é que podem mostrar o rosto aos parceiros.

O nome original do personagem é Orko, no entanto, na dublagem brasileira ele recebeu o nome de Gorpo. Por isso, as pessoas não entendiam por que ele tinha a letra “O” estampada em sua roupa.

Rainha Marlena e Rei Randor – Pais do Príncipe Adam e da Princesa Adora. Marlena era uma astronauta da Terra que foi forçada a fazer um pouso de emergência em Etérnia quando a sua nave foi bombardeada por uma tempestade de asteróides. Lá ela conheceu Randor, que era Rei de Etérnia, se apaixonou e resolveu ficar.

Ariete – Possuía grande força em sua cabeça, podendo destruir facilmente obstáculos com seu capacete.

Stratos – Líder de uma raça de pessoas-pássaro de Avion. Eles são aliados próximos de He-Man, sendo Stratos um dos guerreiros mais confiáveis. Conhecido como o “Cinzento amigo voador de He-Man”. Possui poder de voo e habilidades acrobáticas aéreas.

Multi-Faces – Membro dos Guerreiros Heróicos. Sua cabeça de metal é azul. Sua habilidade é mudar de rosto, ou seja, seu rosto pode deixar de ser humano e ficar como o de um robô ou monstro.

Fisto – Guerreiro grande e musculoso. Seu punho de metal é capaz de esmagar através da rocha e outras superfícies duras.

Granamyr – Um dos mais antigos, sábios e podersos seres de Etérnia. É um enorme dragão com escamas vermelhas, asas e um capacete cinza.

Mekaneck – Membro dos Guerreiros Heróicos. Tem a capacidade de esticar o pescoço biônico e de enxergar a longa distância com suas viseiras especiais.

Zodac – Personagem neutro que aparentemente supervisiona todo o conflito, e que tanto pode ajudar o lado do bem como do mal.

Esqueleto – É o gênio do mal de Etérnia, mestre em ciências ocultas. Ele mora na Montanha da Serpente, que é uma montanha com uma cachoeira e uma enorme serpente esculpida em toda sua volta. De lá comanda diversas criaturas do mal para tentar dominar o resto do planeta. Seu tipo físico é assustador, possui cara de caveira num corpo físico de cor azul. Esqueleto carrega sempre o Cajado Devastador, que tem uma bola de cristal em cima do rosto de uma caveira por onde pode ver o que acontece com He-Man. Através do cajado, Esqueleto tem muitos poderes e lança feitiços, rajadas de energia e rajadas congelantes. Suas rajadas podem matar qualquer ser vivo. Esqueleto é bom na luta corporal e com espadas, mas quando enfrenta He-Man no corpo a corpo nunca vence. Ele também é um grande inventor, tendo criado um grande número de aparatos e veículos. Esqueleto possui uma pantera macho chamado Panthor, que costuma ficar a seu lado na sala do trono.

Maligna – Aliada de Esqueleto, também chamada de Feiticeira da Noite. Entre todos os aliados de Esqueleto é a mais competente e inteligente, por isso às vezes lidera as forças do mal em muitas batalhas. Maligna é menos poderosa do que Esqueleto, porém também possui vários poderes mágicos, como raios violeta que desprendem de um cetro mágico. Ela possui ainda o dom do teleporte. Não possui muitas habilidades nas lutas corporais mas já atacou He-Man sozinha e já esteve muito perto de derrota-lo assim como a seus amigos.

Mandíbula – Podia acoplar ao seu braço às mais diversas armas.

Homem-Fera – Aliado de Esqueleto.

Aquático – Aliado de Esqueleto. Um ser pegajoso que vivia nos pântanos de Infinita.

Kobra Khan – Aliado das forças do mal. Membro dos Guerreiros do Mal. Cruzamento entre um homem e uma cobra. Tem o poder de pulverizar a ‘névoa de sono’ de seu capuz que imediatamente torna seu adversário inconsciente.

Triclope – Possuía três olhos, cada um com um raio mortal diferente.

Webstor – Membro dos Guerreiros do Mal. Cruzamento entre um homem e uma aranha. Usa um pacote amarrado às costas contendo longa corda com um gancho no final, que ele usa para ajudá-lo a escalar paredes e escapar de qualquer armadilha.

Modulok – Membro dos Guerreiros do Mal e da Horda do Mal.

Semente do Mal – Ele é um homem-planta maligno que tem o poder de controlar plantas daninhas.

Outros vilões que aparecem com menos frequência nos desenhos são: Spike, Multi-Garras, Lagartauro e Mal em Dobro.

O Filme do He-Man

O sucesso mundial do desenho acabou despertando o interesse das produtoras de cinema. A Cannon Films comprou os direitos do personagem junto à Filmation, produtora dos desenhos, e lançou um filme do He-Man em 1987.

O filme se chamou Masters of the Universe, nome original do desenho. Porém, o diretor Gary Goddard imprimiu um clima diferente da animação, muito mais sombrio. He-Man foi interpretado por Dolph Lundgren, ator que ganhou fama mundial em Rocky IV na época. Parecia que ia dar certo, pois Lundgren tinha o biotipo do He-Man dos desenhos – alto, loiro e musculoso. Mas além do tom sombrio, o roteiro não ajudou o filme. Nem o baixo orçamento destinado a ele. Nem o talentoso Frank Langella como Esqueleto salvou o filme do naufrágio nas bilheterias…

O filme teve tão pouco a ver com o desenho que no Brasil mantiveram o título Mestres do Universo, não querendo associar muito o filme ao desenho do He-Man.

Em 1989 a Filmation faliu, não conseguindo repetir o grande sucesso de He-Man em nenhuma de suas produções. A Mattel ainda não tinha esquecido do sucesso de sua linha de bonecos do He-Man e resolveu lançar uma atualização dos Masters of the Universe. Como parte da camapanha de marketing, produziu novos desenhos do He-Man. A nova série animada se chamou As Novas Aventuras de He-Man (The New Adventures of He-Man no original) e trazia o herói em um novo mundo, o planeta Primus. He-Man foi levado para o futuro afim de proteger Primus dos mutantes malignos do planeta vizinho de Denebria. O eterno vilão Esqueleto segue He-Man e alia-se aos mutantes.

Embora a qualidade da nova série fosse altamente discutível, ela durou 65 episódios. A Rede Globo exibiu os desenhos entre 1994 e 1995 no programa infantil TV Colosso. Uma curiosidade: He-Man não se transformava gritando “Pelos poderes de Grayskull” e sim “Pelos poderes de Eternia”. Em 2002, houve uma nova tentativa de ressusictar e renovar o personagem em um remake: He-Man e os Mestres do Universo. O produtor Bill Schultz disse na época que se inspirou no sucesso dos animes japoneses para criar o novo He-Man.

A estréia foi em 2002 mesmo nos EUA, no Cartoon Network. No Brasil, a emissora passou a exibir os novos desenhos do He-Man em abril de 2003. O desenho começa uns 20 anos antes da série original, mostrando Randor, pai de Adam, antes de se tornar rei de Etérnia (e de conhecer a terráquea astronauta que viria se tornar sua esposa). A abordagem mais séria não gerou tanto apelo para as crianças e no Brasil o Cartoon Network só exibiu os pirmeiros 26 episódios. A Globo chegou a passar alguns episódios nas manhãs de sábado.

Fonte: http://www.anos80.net/desenhos/he-man/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s