Matéria Escura, um mistério cotidiano

Durante a década de 1930, o astrônomo Fritz Zwicki calculou a massa de algumas galáxias, chegando à conclusão de que as massas delas eram em media 400 vezes maior do que sugeriam algumas estrelas observadas, sendo assim, houve busca por respostas a esse fato. Durante década de 1970, formulou-se a hipótese de que essa matéria mensurada que estava “sobrando” nos cálculos, trata-se na verdade de Matéria escura.

Ainda não há uma conclusão precisa para o que pode vir a ser essa matéria, uma vez que sua interação com ondas e radiações não são perceptíveis, pois ela não emite nem reflete qualquer tipo de radiação conhecida até então (por isso apelidada de matéria escura). Tão pouco, ela também não interage de forma visível ou diretamente perceptível com a matéria visível, a não ser por sua gravidade. A teoria mais aceita é de que essa matéria seja formada por uma partículas subatómicas, e por isso houve certa repercussão no meio cientifico sobre um artigo que mostra raios X sendo emitidos pelo decaimento dessas partículas. (http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/12/1563454-cientistas-acham-um-possivel-sinal-da-materia-escura.shtml)

Tendo em vista essa peculiaridade, pesquisadores da Universidade Estadual de Paulista (UNESP) calcularam muito precisamente por meio da rotação de nossa galáxia, a sua atração gravitacional chegando assim à sua massa. Como no resultado das pesquisas de Zwicki, a massa dela é maior que apenas a da matéria visível, sendo assim, a matéria escura também se encontra presente em nossa galáxia.

A interação dessa matéria com a gravidade deve-se da seguinte forma:

15040501

Sendo a matéria escura o maior composto do espaço, podemos utilizar uma analogia com um pane tone, onde a massa do pane tone seria a matéria escura e as frutas cristalizadas seriam as galáxias nela inserida. A descoberta sobre essa matéria pode vir a iniciar uma nova era na física.

fontes:

 http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/02/pesquisador-da-unesp-apresenta-evidencia-de-materia-escura-na-lactea

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-materia-escura

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/02/1587644-terra-esta-cercada-por-material-invisivel-que-intriga-cientistas.shtml

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s