Efeito joule e tecnologia andando juntos

instalando-o-processador-central-do-computador-5196860

Você já deve ter ouvido falar em CPU(central processing unit), ou em microprocessador. Esse equipamento nada mais é do que um chip (um aglomerado de transistors) presente em aparelhos eletrônicos como computadores, notebooks e celulares, eles funcionam basicamente decifrando informações binárias, ou seja, decifrando uma sequência de bits que equivalem a 0 (negativo, desligado ou circuito aberto) e 1 (positivo, ligado ou circuito fechado), cada conjunto de 8 bits formam um byte, exatamente o que é processado para realizar operações, como projetar na tela do seu dispositivo esse texto do Caldeira Digital por exemplo.

Como já sabemos um pouco sobre o funcionamento do processador, vamos nos informar um pouco sobre o efeito joule para assim chegar ao ponto principal. O efeito joule nada mais é do que um princípio físico, que segundo o site efeitojoule.com, durante a passagem de elétrons pela matéria condutora, esses elétrons colidem com os átomos transferindo parte de sua energia cinética para tal, fazendo com que os átomos se agitem mais e assim a matéria aumente sua temperatura. O transistor, segundo o site tecmundo.com.br, é um equipamento que amplifica o sinal elétrico (funcionando como um resistor) porém só funciona quando o terminal do meio é estimulado por pulsos elétricos, ou seja, assim ele pode usar a linguagem binária.

31300

(exemplo de transistor)

É ai que entra a jogada das grades empresas fabricantes de processadores. Sabendo que quanto mais matéria condutora para atravessar, maior a perca energética por efeito joule, isso levou a Qualcomm, fabricante de processadores para smartphones e chipsets para placas-mãe, a desenvolver um microprocessador com menor espaço entre os transistores de seus processadores, fazendo com que seu chip chegasse a poucos 28 nanômetros como demonstra a imagem a seguir.No title (clique na imagem para ampliar)

Sendo invisível a olho nu, esse chip pode ajudar na economia da sua bateria devido a esse fenômeno, quanto menos matéria para se atravessar, menos energia é perdida em forma de calor e mais ações são decifradas de forma mais rápida no processador. Para os que se interessam, o processador já se encontra disponível nos aparelhos telefônicos mais atuais, basta pesquisar antes de adquirir.

Fontes:
http://www.infowester.com/processadores.php?PageSpeed=noscript
http://www.blogsonyxperia.com.br/infografico-como-funcionam-os-processadores-de-smartphones-2/http://www.efeitojoule.com/http://tecnologia.hsw.uol.com.br/microprocessadores1.htm

http://www.tecmundo.com.br/o-que-e/3596-o-que-e-um-transistor-e-porque-ele-e-importante-para-o-computador-.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s