Energia?

Tipos de Energia

Energia térmica (calor)

Imagem1

A matéria é formada por átomos e moléculas que estão em permanente estado de agitação térmica. A energia térmica é a energia associada a esta agitação térmica, e a temperatura é um valor numérico (grandeza) atribuído a essa agitação. Onde tem? Lâmpadas, geladeira, aquecedor, chuveiro elétrico.

Energia elétrica

passarinho

A Energia Elétrica pode ser definida como a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica, ou seja, movimento de cargas elétricas. Ela é obtida através de várias formas. Onde tem? Chuveiro elétrico, celulares, computadores.

 Energia solar ou luminosa

rede

A energia solar, muitas vezes chamada de energia luminosa já que é assim que enxergamos, é uma forma de energia radiante, ou seja, a energia solar pode ser transmitida no vácuo por ondas eletromagnéticas. A energia solar é transmitida, então, por radiação com vários comprimentos de onda diferentes. Onde tem? Sol, lâmpadas.

 Energia Mecânica

Grandes MovimentosA energia potencial gravitacional é a energia potencial mais familiar, porque é muito vista no dia a dia, aparecendo em muitos tipos de movimentos em que é convertida em energia cinética, como por exemplo: na queda de objetos, no sistema solar, no balançar do pêndulo, no arremesso de dardos, ao pular, e muitos outros exemplos em que envolve a gravidade. Energia Potencial Gravitacional

 Energia Sonora

led zeppelin

Energia sonora é um tipo de energia que pode ser detectada pelo ouvido, O som viaja aos nossos ouvidos como ondas sonoras, que são vibrações no ar. A energia sonora transforma-se em sinais elétricos no ouvido interno, que seguem por nervos até o cérebro e assim percebemos o som. Onde tem? Voz, rádio.

 Energia Química

dexter

É a energia potencial das ligações químicas entre os átomos. Sua liberação é percebida, por exemplo, numa combustão. A energia potencial química (dos alimentos) é quando nós comemos e não usamos a energia, ou seja, ela está armazenada (não está em uso). A energia química (dos alimentos) é a energia que está em uso, sendo uma parte transformada e a outra sendo liberada para a natureza em forma de calor (energia em movimento). Onde tem? Pilha, alimentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s