Olimpíada Brasileira de Física

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com os seguintes objetivos:

  • despertar e estimular o interesse pela Física;
  • proporcionar desafios aos estudantes;
  • aproximar a universidade do ensino médio;
  • identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

A Olimpíada Brasileira de Física(OBF) é realizada em três fases:

  • primeira fase ocorrerá no dia 19 de maio de 2012, sábado, no período das 13h às 17h; será realizada na escola de cada estudante e dela pode participar todo estudante inscrito no ensino médio e na oitava série (atual nono ano) do ensino fundamental.

    As provas da 1ª fase serão nos seguintes níveis:

    – Nível Fundamental (alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental)
    – Nível Médio I (alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio)
    – Nível Médio II (alunos da 3ª série do Ensino Médio)
    3.3.1 As provas do Nível Fundamental terão 20 (vinte) questões objetivas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.
    3.3.2 As provas do Nível Médio I terão 25 (vinte e cinco) questões objetivas das quais os alunos deverão responder 20 (vinte) de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.
    3.3.3 As provas do Nível Médio II terão 20 (vinte) questões objetivas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.


  • segunda fase ocorrerá no dia 11 de agosto de 2012, sábado, das 13h às 17h; será realizada em locais determinados pelo Coordenador Estadual e dela participam os estudantes que atingirem na primeira fase um número mínimo de acertos definido pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF).

    As provas da 2ª fase serão nos seguintes níveis:
    – Nível Fundamental (alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental)
    – Nível Médio I (alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio)
    – Nível Médio II (alunos da 3ª série do Ensino Médio)
    4.2.1 As provas do Nível Fundamental terão 8 (oito) questões dissertativas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.
    4.2.2 As provas do Nível Médio I terão 12 (doze) questões dissertativas das quais os alunos deverão responder 08 (oito) de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.
    4.2.3 As provas do Nível Médio II terão 8 (oito) questões dissertativas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.


  • terceira fase ocorrerá no dia 06 de outubro de 2012, sábado, em local a ser divulgado. Normalmente é realizada na sede da coordenação estadual e dela participam os estudantes que na segunda fase atingirem a nota mínima definida pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física(COBF).

    A prova dos Níveis Fundamental e Médio I será composta por uma parte experimental, realizada das 9h às 11h30min (horário local), e por uma parte teórica, das 13h às 17h (horário local). A prova experimental terá valor de 40% da nota final. A prova teórica do Nível Fundamental terá 8 (oito) questões dissertativas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões. A prova teórica do Nível Médio I terá 12 (doze) questões dissertativas das quais os alunos deverão responder 08 (oito) de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.
    4.4.2 A prova do Nível Médio II será composta por uma única prova teórica, realizada das 13h às 17h (horário local). Será composta por 8 (oito) questões dissertativas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.

     Os resultados de todas as fases serão divulgados na página oficial da OBF (http://www.obf.org.br)


    Como participar das OIF’s

    A seleção das equipes para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF’s), a International Physics Olympiad (IPhO) e a Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF), é feita pela Olimpíada Brasileira de Física (OBF) em duas etapas:

    • Na primeira são escolhidos os quarenta melhores alunos classificados da terceira fase da OBF e que estejam cursando a 1ª série do ensino médio dois anos antes da realização da OIF. Estes alunos são preparados em quanto cursam a 2ª série e o 1º semestre da 3ª série.

    • Na segunda etapa, após a preparação acima referida, a seleção é feita através de provas baseadas nos programas de Física exigidos pelo ensino médio brasileiro e pelas Olimpíadas Internacionais. Desta segunda etapa também participam da avaliação os alunos da 2ª série que tenham sido classificados, no ano anterior à realização da OIF, entre os dez primeiros da terceira fase da OBF.

    • As equipes são formadas por no máximo cinco estudantes no caso da IPhO, e quatro estudantes no caso da OIbF, o número de estudantes em cada equipe sendo definido pelos recursos existentes no ano do evento.

Mais informações em: http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/

<< Regulamento na íntegra >>

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s