Arquimedes e as Alavancas

Arquimedes teve a necessidade de lançar ao mar uma nau de quatro mil toneladas. A príncipio, pareceu-lhe impossível, mas logo depois teve a ideia de utilizar várias roldanas e calculou um ponto de apoio perfeitamente e com isso conseguiu com que uma pressão “insignificante” erguesse um peso maior em toneladas!

Quando Arquimedes descobriu sobre as alavancas,ele fez sua famosa citação:

“Dai-me um ponto de apoio e levantarei o mundo”
As alavancas são uma invenção simples que usamos para deslocar objetos e fazer pequenos movimentos. Uma alavanca é uma barra ou braço que move em torno de centro para produzir movimentos. Os tipos que podemos obter são as alavancas para, alterar a direção de uma força, também aplicar uma força à distância, alavancas que aumentam uma força e outras alavancas para aumentar um movimento. Em uma alavanca é possível observar três pontos: resistência (quem recebe a força), apoio e potência (quem faz a força).

Podemos dividir em:
Inter-fixa: Quando o ponto apoio está entre a aplicação da força potente e a aplicação da força resistente, como a tesoura.

Inter-potente: Quando é quando a aplicação da força potente está entre a aplicação da força resistente e o ponto de apoio como o ”cortador de unha”
Inter-resistente: Quando a aplicação da força resistente está entre a aplicação da força potente e o ponto de apoio, como exemplo abridor de lata.

Você sabia que as alavancas são mais do que comuns no nosso cotidiano e até são encontrados no nosso corpo?

Sim, isso mesmo. Quando nós levantamos algo com um dos braços (potência), nós estamos fazendo o papel de alavanca para esse objeto (resistência), sendo o cotovelo o ponto de apoio. Nós podemos ver exemplos de alavancas nas gangorras de parques para crianças, em tesouras, em um carrinho-de-mão, no remo de um barco, em um cortador de unha, abridor de garrafas, vassouras, martelos, abridores de latas, ou também nos nossos próprio braço ou pés, e em vários outros objetos que usamos ou vemos todos os dias.

6 Respostas para “Arquimedes e as Alavancas

  1. Tenho um trabalho,que diz:uma alavanca inter-Resistdnt é montada a fim de se transportar uma certa carga.atendendo que o sistema está em em equilibrio e,o braço potente é duas vezes maior que braco resistente.resposta

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s