Ecovilas

Hoje vamos falar sobre tecnologias do futuro que foram descobertas no passado, alguns podem dizer: Nossa, mas como assim? Para estes a resposta é simples e direta, o homem é produto do meio como dizem os intelectuais, porém suas ações estão intimamente relacionadas com a profunda mudança deste meio e se observarmos atentamente notaremos que neste processo o homem se transforma quando promove ações que alteram seu modo de vida. Ora o que isso quer dizer?


Vejamos, quando nossos antepassados se agrupavam e exploravam uma determinada área, eles buscavam fontes de alimento. Quando este alimento acabava, eles se moviam em busca de outro lugar, até o dia em que descobriram ser possível plantar e aguardar a colheita. Deixaram de ser nômades e passaram a viver em sociedade, neste período o homem desenvolveu técnicas de manejo para a agricultura e o trato com os animais, implementando assim um modelo de sociedade em função do produto final – O Alimento – com o passar do tempo o homem promoveu inovações tecnológicas capazes de aperfeiçoar o seu trabalho e tornar sua atividade demasiadamente lucrativa, no entanto, quanto mais desenvolvia recursos tecnológicos, mais degradava a natureza.

Atualmente vivemos grandes dilemas sociais, como alimentar os miseráveis, encontrar abrigo para uma população cada vez mais numerosa e que se acotovela em espaços cada vez menores em busca da tão sonhada riqueza, produzir bens e serviços a uma velocidade que não permite um controle rigoroso dos possíveis impactos ambientais tais como o assoreamento de rios e lagos, ou mesmo a extinção de espécies nativas de uma determinada localidade.

Observem que nossos problemas cresceram aceleradamente e em proporção á grande aglomeração de pessoas nos centros urbanos, muitas até oriundas de regiões tipicamente rurais. Toda esta correria atrás de bens industrializados nos fez perder a cultura e o ensinamento dos nossos antepassados sobre como lidar com a terra e os seus recursos naturais. Na contramão destes problemas vemos algumas ações de mudança cultural e conceitual na forma com que o homem lida com o meio em que vivem, exemplos típicos destes movimentos são observados nas ECOVILAS, lugares planejados para promover o bom relacionamento do homem com a natureza. A comunidade que habita estes lugares utiliza um modelo ecológico que focaliza a integração das questões culturais e socioeconômicas como parte de um processo de crescimento compartilhado, ou seja, estas pessoas vivem de acordo com suas necessidades porem levando em consideração suas ações e os impactos que podem causar ao meio em que vivem, sendo, portanto extremamente cautelosos e preocupados com a preservação dos recursos naturais que possuem.

A ferramenta de trabalho usada pelas ecovilas é a PERMACULTURA, uma maneira sustentável de ocupar um espaço, restaurar uma paisagem degradada e utilizar os recursos naturais de forma consciente e planejada. É uma metodologia atenta para a necessidade de uma reorientação da educação atual, incluindo o aprendizado contínuo e interdisciplinar. Através da permacultura o homem está resgatando um saber tão antigo quanto as primeiras civilizações humanas, este velho novo saber esta promovendo uma revolução conceitual no modo de vida destas pessoas e através de suas ações somos impactados por bons exemplos de como viver em comum acordo com o planeta em que habitamos.

Ficaram curiosos para ver de perto que tipo de tecnologia vem sendo utilizada por estas novas comunidades? Já se perguntaram como é possível construir um sanitário seco, sem o uso de água, ou como é possível beber água sem cavar um poço ou coletar da CAESB? Então vejam estas e outras informações interessantes na sessão “OLHA AÊ! O_O” do blog, através dos sites do IPEMA e outros.

Um abraço a todos e bons estudos,

Welder Souza

Uma resposta para “Ecovilas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s