Desafio 3…

Um rajá (rei indiano) deixou às suas filhas certo número de pérolas e determinou que a divisão se fizesse do seguinte modo: a filha mais velha tiraria uma pérola e 1/7 do que restasse; viria depois a segunda e tomaria para si duas pérolas e 1/7 do restante; a seguir a terceira jovem receberia três pérolas e 1/7 do que restasse. E assim, sucessivamente.

As filhas mais moças apresentaram queixa a um juiz, alegando que por esse sistema complicado de partilha, elas seriam fatalmente prejudicadas.

O juiz que – reza a tradição – era hábil na resolução de problemas, respondeu que as reclamantes estavam enganadas e que a divisão proposta pelo rajá era justa e perfeita. Pergunta-se:


a) Qual o número de pérolas?

b) Quantas as filhas do rajá?

6 Respostas para “Desafio 3…

  1. Eu queria responder..
    so q nao conseguir..
    =(
    Vo tenta denovo pra v se eu acerto..
    (se alguem nao acerte na minha frente)

    Ah, os desafios estao bem legais..

    Curtir

  2. muito dificil…
    mas a minha resposta é:
    ele tinha 6 filhas e deixou de herança 36 pérolas.
    mas fazendo de um jeito mais loco ainda eu consegui achar
    6 filhas e 48 pérolas, mas eu não acho que essa esteja certa pq
    ao invés d fazer direto e deixava umas pérolas de lado… muito estranho…
    mas o q vale mesmo é a minha 1ª resposta 6 filhas e 36 pérolas.

    Curtir

  3. Isso mesmo dona Nathalia!

    Você é mesmo boa em desafios! hehe!
    Laiane, o desafio já foi resolvido mas você pode continuar tentando!
    Parabéns pras duas porque pelomenos tentaram fazer e o que importa é queimar uns miolos!! hehehe!

    Bjos e abraços!

    Curtir

  4. ahh essa nathalia nem da chance….
    eu ate q poderia usar minha sublime inteligencia aki

    mais ela sempre chega primeiro…

    tbm quero bombom..
    hauhsuauhsuas

    bjin

    Curtir

  5. Fiquem tranquilos!

    Vamos encontrar outro desafio legal pra dar chance pra outras pessoas! E dessa vez não será de “O Homem que Calculava”, ok Márcio?! Hehe!

    Bjos e abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

