O Conceito de calor

A temperatura é provavelmente o primeiro conceito termodinâmico. No final do século XVI, Galileu Galilei inventou um termômetro rudimentar, o termoscópio, ao qual se seguiram outros inventos com a mesma finalidade. O objetivo desses instrumentos era medir uma quantidade até então indefinida, mais objetiva na natureza do que as sensações fisiológicas de calor e frio. Na época, acreditava-se que a temperatura fosse uma potência motriz que provoca a transmissão de certo eflúvio* de um corpo quente para outro mais frio. Mas não se sabia explicar ainda o que era transmitido entre os corpos.

Francis Bacon, em 1620, e a Academia Florentina, alguns anos depois, começaram a fazer a distinção entre essa emanação e a temperatura. Somente em 1770, porém, o químico Joseph Black, da Universidade de Glasglow, diferenciou-as de maneira clara. Misturando massas iguais de líquidos a diferentes temperaturas, ele mostrou que a variação de temperatura em cada uma das substâncias misturadas não é igual em termos quantitativos.

Black fundou a ciência da calorimetria, que levou à enunciação da teoria segundo a qual o calor é um fluido invisível chamado calórico. Um objeto se aquecia quando recebia calórico e se esfriava quando o perdia. A primeira evidência de que essa substância não existia foi dada, no final do século XVIII, pelo conde Rumford (Benjamin Thompson). Demonstrou-se, posteriormente, que o que se troca entre corpos de temperaturas diferentes é a energia cinética de seus átomos e moléculas, energia também conhecida como térmica.

* do Lat. Effluviu. s. m., fluido subtil que emana dos corpos organizados, emanação, efluência, exalação; fig., aroma; perfume; fragrância.

19 comentários sobre “O Conceito de calor

  1. O blog traz os assuntos de maneira clara e objetiva o que ajuda a melhor compreensão dos assuntos estudados. O texto sobre o conceito de calor é um bom exemplo de como o blog é uma forma mais fácil de se entender certos conteúdos, lendo ele não encontramos dúvida alguma, entendemos que o calor é uma forma de energia e faz trocas constantes.

  2. Pelo que nós entedemos sobre calor podemos concluir que o conceito de calor é:
    Calor é uma energia que se propaga atráves de um Vacúo , e possui a função de tranmitir calor para determinado corpo ou local.

  3. O site ajuda bastante no entendimento em assuntos relacionados ao calor….
    Principalmente no movimento das moléculas e equilíbrio de calor.
    O blog é uma forma mais fácil e dinâmica de entender a fisica……

  4. bom adorei o site e foi ele q me ajudou tirar 10,00 em fisica!

    bom mesmo o site é completissimo e naun nos deixa duvidas!

  5. Bom.. o site é Legal… e nos ajudou a tirar algumas duvidas..
    Mais 10,00 não tem como tirarmos.. pq a professora que nos temos eh um cão..
    passo um seminario.. que é pra apresentar 25 minutos tudo sobre a “evolução do conceito de calor”.. e ainda quer q façamos alguma experiencia..
    o nome da ditaa ser… Vanessa!
    Grato…

  6. o seu site é otimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ADOREI MUITO BJOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. seu site é uma porcaria tô bricando é sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Queria chamar a atenção dos comentaristas LUCAS e TIAGO que na definição nao se emprega a palavra a definir.
    Eles escreveram no 2º comentário “calor é uma energia … que possui a função de transmitir calor …. ” Isto é uma grande bronca, pois não tem ponta por onde se lhe pegar.
    Qual o vosso grau de ensino?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s